LaKademy 2017: ampliando os horizontes

Nesse feriado de 1º de maio chegou ao fim mais uma edição do LaKademy, encontro latino-americano de usuários e contribuidores da comunidade KDE. Essa foi a 5ª edição do evento, que continua atraindo novos interessados em fazer parte da comunidade. Dessa vez tivemos 6 novatos participando, o que é um ótimo número, considerando que o evento em si é de pequeno porte, já que não é um evento de palestras ou cursos, mas um evento concentrado, no estilo sprint de contribuição.

group-photo-lakademy2017
Foto em grupo do LaKademy 2017.

Durante 4 dias nós nos dedicamos a trabalhar em projetos de interesse de cada um. Foram 17 participantes que se dividiram entre tarefas de promo, tradução, desenvolvimento e design. Eu, por exemplo, me dediquei a terminar o site do LaKademy, a trabalhar com promoção da comunidade e tarefas de tradução.

O trabalho com promo foi em tempo integral, já que durante todo o evento eu me dediquei a fazer postagens nas redes sociais, a fotografar o evento e a estruturar o principal veículo de divulgação do LaKademy, que é o seu site. Como o evento já acontece há 5 anos e já é um evento consolidado, pensamos que já era um bom momento de fazer um site para ele. Pela experiência que tive na construção da Timeline KDE 20 anos, achei que seria divertido e interessante me aventurar também na construção desse site.

Escolhi fazer uma página em HTML estático, porque o site funcionaria apenas como um repositório de informações sobre as edições do evento. Nada que envolvesse notícias ou inserção de muitas informações e que exigisse um sistema robusto. Quando cheguei ao evento boa parte do site já estava pronta, faltando acertar a questão da responsividade a dispositivos móveis e localização das páginas para Espanhol e Inglês.

Screenshot_20170504_111632

Durante o primeiro dia eu trabalhei na responsividade do site, fiz algumas alterações no layout para que ele se adaptasse em dispositivos móveis. Na versão para desktop, o site possui um menu hover que claramente não funcionaria bem em dispositivos com tela touch. A solução foi configurá-lo para se tornar um menu clicável estilo hambúrguer quando o site fosse aberto em celulares e tablets. Com a ajuda do Francisco Fernandes, que fez essa parte do menu hambúrguer, o site pode ficar um pouco mais responsivo.

photo_2017-05-04_11-28-53

O problema é que como eu não tinha usado Bootstrap (que teria facilitado muito a minha vida se tivesse sido utilizado desde o começo :D), quando eu fui adicionar o menu das línguas no site isso mexeu na configuração que havia sido feita do menu hambúrguer 😦 No fim das contas, a decisão que acabei tomando foi abrir mão de fazer em HTML estático e partir para algo que seja “mais organizado” e mais automatizado. O Farid Abdelnour se prontificou em me ajudar a fazer isso usando WordPress. Em breve, portanto, teremos um site do LaKademy mais bonito, mais responsivo e mais poderoso 🙂

Bom, mas no primeiro dia além desse trabalho no site também teve reunião com a equipe de tradução que estava presente no evento: Fred, Bianca e Camila. Nos reunimos para definir o fluxo de trabalho para a reestruturação do Vocabulário Padrão, um antigo projeto que existia aqui no Brasil e que estamos tentando recuperar desde o último LaKademy.  A ideia era subir o VP para a infra do KDE, o que conseguimos fazer durante o evento, e atualizar os seus termos à medida que formos revisando as traduções de software e documentação dos projetos da comunidade.

DSC04556

Durante o segundo dia e terceiro dia, eu contei com a ajuda dos 3 (Fred, Bianca e Camila) para traduzir para o Inglês as páginas do site. A ideia é que o site esteja disponível em 3 idiomas. A versão em Inglês já está feita e o próximo passo é pedir ajuda de alguém do time tradução de Espanhol para realizar a tradução para essa língua.

Ainda no terceiro dia aconteceu de manhã a aguardada reunião de promo, da qual todos participam, independente da área. Ela é o momento do evento em que todos somam esforços para contribuir para a construção de estratégias que visem aprimorar a divulgação e o alcance dos projetos da nossa comunidade. É nela também que sempre discutimos o local de realização do próximo LaKademy, recebemos propostas ou já saímos com o local decidido. Nesse ano tivemos 3 propostas (Curitiba, Belém e Florianópolis), o que é muito bom, pois significa que tem muita gente disposta a organizar o evento por aí 😀

montagemlakademy

No quarto e último dia eu me dediquei a revisar algumas coisas do código do site, como a integridade dos links e algumas partes da tradução. Mas o trabalho maior mesmo foi na parte de promo. Depois da reunião do dia anterior, onde discutimos sobre a necessidade de reestruturar algumas coisas do site do KDE Brasil, como melhorar as informações sobre os nossos canais de contato e comunicação, eu me dediquei a escrever um texto que apresentasse à comunidade as várias formas através das quais ela poderia se conectar ao grupo do KDE aqui no Brasil.

lakademy-2017
Um gif bem legal 😀

No final, saímos do evento com muitas ideias legais a serem colocadas em prática e com a sensação de que estamos nos fortalecendo a cada LaKademy e trazendo gente nova e boa. Foi cansativo, foi puxado, mas ao mesmo tempo muito prazeroso ❤

Gostaria de agradecer ao KDE e.V. pelo apoio (mais uma vez) ao nosso trabalho. Ao Fred, que foi o anfitrião do evento esse ano, assim como a todos os participantes que contribuíram para a harmonia e sucesso do LaKademy 2017. Até 2018!

Para ver mais imagens do evento, basta visitar a nossa página no Flickr.

Anúncios

Um comentário sobre “LaKademy 2017: ampliando os horizontes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s