Porque as escolas deveriam usar exclusivamente Software Livre

Compartilhando com vocês um texto de Richard Stallman que traduzi. O texto original pode ser encontrado nesse link!

Há razões gerais pelas quais todos os usuários de computador devem insistir em software livre: ele dá aos usuários a liberdade de controlar seus próprios computadores – com software proprietário, o computador faz o que o proprietário do software quer que ele faça, não o que o usuário quer. O software livre também dá aos usuários a liberdade de cooperar uns com os outros, para levar uma vida justa. Estas razões se aplicam a escolas como elas fazem para todos.

O objetivo deste artigo é expor as razões adicionais que se aplicam especificamente à educação.

Em primeiro lugar, o software livre pode economizar o dinheiro das escolas. O software livre dá às escolas, como à outros usuários, a liberdade de copiar e redistribuir o software, de modo que o sistema escolar pode fazer cópias para todos os computadores que eles têm. Em países pobres, isso pode ajudar a acabar com a exclusão digital.

Esta razão é óbvia, embora seja importante em termos práticos, é bastante superficial. E desenvolvedores de software proprietário podem eliminar essa razão doando cópias para as escolas. (Atenção: Uma escola que aceita tal oferta pode ter que pagar por atualizações mais tarde) Então, vamos olhar para as razões mais profundas.

As escolas têm uma missão social: ensinar os alunos a serem cidadãos de uma sociedade forte, capaz, independente, cooperativa e livre. Elas devem promover o uso de software livre assim como promover a reciclagem. Se as escolas ensinam software livre aos alunos, então eles tendem a usá-lo depois de se formarem. Isso ajudará a sociedade como um todo a escapar de ser dominada (e enganada) por megacorporações.

O que as escolas deveriam se recusar a fazer é ensinar a dependência. Estas corporações oferecem amostras gratuitas para escolas pela mesma razão que as empresas de tabaco distribuem cigarros grátis para menores: para tornar as crianças viciadas(1). Elas não vão dar descontos para esses alunos, uma vez que eles cresceram e se formaram.

O software livre permite que os alunos aprendam como o software funciona. Alguns alunos, ao chegarem à adolescência, querem aprender tudo que há para saber sobre seu computador e seu software. Eles são intensamente curiosos para ler o código fonte dos programas que eles usam todos os dias. Para aprenderem a escrever bom código, os alunos precisam ler e escrever um monte de código. Eles precisam ler e entender programas reais que as pessoas realmente usam. Apenas o software livre permite isso.

O software proprietário rejeita a sua sede de conhecimento: ele diz: “O conhecimento que você quer é um segredo – aprender é proibido!”. O software livre incentiva todos a aprenderem. A comunidade de software livre rejeita o “sacerdócio da tecnologia”, que mantém o público em geral na ignorância de como a tecnologia funciona; nós encorajamos os estudantes de qualquer idade e situação a ler o código fonte e aprender tanto quanto quiserem saber. Escolas que usam software livre permitirão que os alunos que tenham talento em programação avancem.

A razão mais profunda para a utilização de software livre nas escolas é para a educação moral. Esperamos que as escolas ensinem aos alunos fatos básicos e habilidades úteis, mas isso não é o seu único trabalho. O trabalho mais fundamental da escola é ensinar a boa cidadania, que inclui o hábito de ajudar aos outros. Na área da computação, isto significa ensinar as pessoas a compartilhar software. Escolas, a partir da creche, devem dizer aos seus alunos, “Se você traz software para a escola, você deve compartilhá-lo com os outros estudantes. E você deve mostrar o código fonte para a classe, no caso de alguém querer aprender.”

Claro, a escola deve praticar o que prega: todo o software instalado pela escola deve estar disponível para os alunos copiarem, levarem para casa, e redistribuírem.

Ensinar os alunos a utilizar software livre, e a participar da comunidade de software livre, é uma lição prática de civismo. E também ensina os alunos o modelo do serviço público e não o dos magnatas. Todos os níveis da escola devem usar software livre.

1. RJ Reynolds Tobacco Company foimultada em $15 milhõesem 2002 pordistribuiramostras grátisde cigarros em eventos frequentadospor crianças. Veja:http://www.bbc.co.uk/worldservice/sci_tech/features/health/tobaccotrial/usa.htm.

15 comentários em “Porque as escolas deveriam usar exclusivamente Software Livre”

  1. Parece que sou uma mente diferente no nosso colégio. Penso que um notebook perfeito para mim seria um que tem Libreboot e Trisquel GNU/Linux. Mas não tem no Brasil e por isso uso Xubuntu (O Bluetooth não funciona no Trisquel). Mas a minha escola, que não quero falar o nome, só usa Windows 7 nos computadores, ainda com MS Office e WinRar não pago (que fica pedindo para pagar). Enviei um e-mail à escola e quero ver o que eles vão responder.

  2. “Há razões gerais pelas quais todos os usuários de computador devem insistir em software livre: ele dá aos usuários a liberdade de controlar seus próprios computadores – com software proprietário, o computador faz o que o proprietário do software quer que ele faça, não o que o usuário quer.”

    Na maioria das vezes em que eu tentei usar software livre, NUNCA consegui fazer o que eu queria. O software livre é que faz o que quer (em geral, nada). rsrsrs

    Falando sério. Tirando alguns poucos casos (Firefox e Libre Office por exemplo) a maioria é só um montão de tralhas inacabadas. Eu uso o software livre QUE FUNCIONA, mas a maioria deles é de uma precariedade assustadora. Na área de multimídia então… uma lástima. Nunca consegui fazer o maldito “Jack” funcionar na minha placa de som! rsrsrs

    1. Não tiro sua razão. Alguns casos de uso não são muito bem suportados por Softwares Livres ainda e algumas coisas exigem muito mais conhecimento das entranhas do sistema e que o usuário faça coisas manualmente do que seria ideal.

      Fico até curioso de saber que distribuições você tentou usar, porque algumas as vezes simplificam e tem aquelas que tornam a experiência ainda pior do que o normal.

      Mas é preciso separar aqui as tecnologias do conceito. A liberdade de software e as ideias que estão em sua órbita não deixam de ser importantes só porque algumas instâncias de software que adotam o ideal não são bons.

  3. Se pensarmos que, no Brasil, há vários contextos tecnológicos dentro de uma mesma rede de ensino, há, além das questões apresentadas nesse texto, também motivos técnicos para que as Escolas só usem software livre.

    abs

  4. É realmente complicado passar a ideia do Software Livre adiante, mas é isto que devemos fazer, continuar sempre com paciência, pois a razão está ao nosso lado e como vemos a cada nova campanha, post, artigo… se defendemos a ideia, somos mal compreendidos. Mas se essa educação começar pelas escolas será um grande passo.

    E para reforçar, mais uma vez, Software Livre não é software grátis. Existem diversas formas de se obter faturamento sobre um software do que simplesmente vender uma licença e deixar o usuário de lado, prestando um mal serviço de suporte, pois é isto que boa parte dos softwares proprietários fazem, te vendem o direito de usar, sem um bom serviço de atendimento e enfim.. Conhecemos bem a história, só estou reforçando. 🙂

  5. Xiitismo puro. Eu sou programador. Ganho dinheiro fazendo software, e vendendo. Me sinto um demônio me enquadrando no papel de “proprietário” apontado nesse texto. Vou abrir todos os fontes dos meus trabalhos e viver de vento. Afinal, comprar um carrinho, quem sabe um dia uma casa, poder pagar a educação dos meus filhos… pra quê? Não devo ter direito disso.. Quem tem são todos os outros profissionais, de todas as outras áreas que também prestam serviços para as escolas, mas têm retorno financeiro com isso. A começar pelo professor…

    1. Cara se vc tivesse acesso aos fontes dos programas q vc usa, com certeza saberia mais sobre programação do q ja sabe hj. O SL ñ defente software grátis, defende código aberto.

      Pessoas confundem software livre com software grátis e são 2 coisas completamente diferentes. Existem softwares livre que são pagos e alguns até msm são caros, porém o código fonte está lá pra quem quiser.

      Essa é a ideologia do Software Livre.

    2. Eu ganho dinheiro fazendo software e “vendendo”, também – trabalho para uma consultoria de desenvolvimento que customiza software livre para fabricantes de hardware e prestadores de serviço (http://www.collabora.com/). É uma falsa premissa essa de que a única forma de ganhar dinheiro e comprar um carrinho e uma casa é com software proprietário, eu estou fazendo ambas com liberdade de software.

      Acho (espero) que ninguém vai te julgar por você estar trabalhando com software proprietário hoje como forma de se sustentar e se realizar, definitivamente essa não é uma realidade na indústria de software como um todo e é irreal esperar que todo mundo seja idealista a ponto de só trabalhar com desenvolvimento se for de acordo com seus princípios, ou que todos tenham os mesmos princípios, mas acho que o texto serve como provocação para que você reflita sobre liberdade de SW.

  6. Infelizmente na atual sociedade capitalista, onde o individualismo é cultivado e cultuado ao extremo (pois assim se movimenta mais capital), palavras como CIVISMO viraram quase palavrão.

    Tudo o que remete à comunidade ou à sociedade é inconveniente e deve ser varrido para baixo do tapete. Só a adulação corporocrata e a auto-imagem (o segundo lugar é o pior perdedor) são valorizadas.

    []’s
    Cacilhας, La Batalema

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