Pesquisa sobre uso do Qt no Brasil

muti

Para quem ainda não conhece o Qt, ele é um toolkit para desenvolvimento multiplataforma que já tem 20 anos de existência, veja a timeline com a história do projeto aqui. Ele é amplamente utilizado, desde em comunidades de software livre como a KDE, até em grandes empresas como a Philips, o sistema embarcado da minha TV é feito com Qt  🙂  Você também pode dar uma olhada em outros softwares que usam Qt aqui.

Recentemente fui a um evento de Qt fora do Brasil, a QtCon, que reuniu as comunidades KDE, VideoLan, FSFE, KDAB e, claro, Qt. O evento contou com várias palestras de figuras-chave no desenvolvimento do Qt e também com dois dias de treinamentos.

Depois de participar da QtCon me passou pela cabeça que seria legal ter um evento de Qt no Brasil. Existe uma lacuna desse tipo de evento aqui, há muito tempo participo de eventos no Brasil representando a comunidade KDE, que tem laços muito estreitos com o Qt, e também tenho participado do Lakademy desde 2012, mas evento de Qt mesmo eu não tenho conhecimento de que aconteça ou já tenha acontecido aqui no Brasil.

Pensando nisso eu resolvi fazer um questionário sobre o uso de Qt no Brasil. Pretendo levantar dados sobre esse uso, quem são e onde estão esses usuários, e assim ponderar sobre a possibilidade de realização de um evento de Qt aqui. Queria pedir a todos os interessados para preencherem o questionário disponível aqui, não vai levar muito tempo, entre 1 e 2 minutos. Não é preciso se identificar, é anônimo. A intenção, como disse, é saber se existe demanda de usuários para que possamos realizar uma QtCon Brasil. Contamos com a ajuda de vocês! Grata!  🙂

Autor: Aracele Torres

Historiadora. Pesquisadora de temas relacionados à software livre e tecnologias digitais. Colaboradora da comunidade de software livre KDE.

8 comentários em “Pesquisa sobre uso do Qt no Brasil”

  1. Olá Aracele.
    Eu havia estudado o QT na Agit em 2013, era o QT 4, naquela época… Hoje estou pensando em voltar nesta versão 5.7, que está boa para Mobile, Tablets e até internet das coisas, como você disse de sua TV, porque além de o QT ser multiplataforma, não é uma tecnologia muito visada por hackers e a performance é boa… Além do Javascript incorporado na arquitetura e com muito menos XML também… Sem demérito algum ao Android, que é o lider do mercado de Mobile…
    Tomara que dê certo o evento que está planejando… Realmente faltam muitos eventos de QT… É uma linguagem boa, mas que tem muito pouca visibilidade… Talvez fosse legal também um evento ligado a Mac com QT…

    Boa Sorte!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.