KDE 20 anos: mais comemorações

Como muitos de vocês que acompanham esse blog devem saber, esse ano é muito especial para a comunidade KDE. São 20 anos de existência! Para uma comunidade internacional de software livre que depende de trabalho voluntário, isso é um feito! Toda comemoração é pouca!  😀

Sinto muito orgulho, portanto, de fazer parte dessa história e contribuir para que essa comunidade continue sólida e fértil de projetos e ideias. Também fico feliz de ter participado de algumas atividades comemorativas que já aconteceram. Esse post é um relato sobre elas.

Apesar de o aniversário de fato ser só em outubro, as comemorações começaram bem antes disso. Nós aqui no Brasil, por exemplo, já começamos a comemorar em julho, no FISL. Durante as nossas comemorações no FISL, ganhamos um super presente do Elias Silveira, um super artista brasileiro que faz arte usando software livre 🙂 Obrigada mais uma vez Elias!  ❤

kde20anosFinal-nologo.png
Arte do Elias Silveira.

Pouco antes do FISL eu comecei a trabalhar num projeto para construir uma timeline sobre os 20 anos de história da comunidade. A ideia me ocorreu quando fui preparar a palestra que ia apresentar no evento. A princípio eu ia usar a timeline apenas na minha palestra, para ilustrar a  apresentação de slides. À medida em que eu fui pesquisando e juntando os dados, me dei conta que seria muito melhor se isso virasse uma página web e se pudesse ser parte das atividades de comemoração do nosso aniversário. Mandei um protótipo pra lista internacional de promo que nós temos e todos gostaram da ideia.

Depois de dois meses de trabalho, eu e a Camila Ayres, que me ajudou na construção da página, tínhamos terminado o projeto. A estréia foi feita na QtCon 2016, um evento internacional que aconteceu na semana passada em Berlim, na Alemanha. Essa conferência reuniu além da comunidade KDE, outras duas comunidades aniversariantes, a VideoLAN e a FSFE. De todas as coisas que já fiz nessa comunidade, essa timeline foi uma das que mais gostei de fazer 🙂  Se você ainda não viu, acessa aqui a nossa timeline e aprenda mais sobre o que marcou a nossa história nesses 20 anos.

Além da timeline, nós também lançamos um livro comemorativo, do qual eu também tive o prazer de participar escrevendo um capítulo. “20 Years of KDE: Past, Present and Future” traz 37 histórias escritas por diferentes contribuidores da comunidade, sobre os diversos aspectos que a marcaram e marcam. Você pode fazer o download gratuito do ebook ou, se você gostaria de ajudar financeiramente a comunidade, pode comprar o livro impresso  🙂

frontcover
Capa do nosso livro.

As comemorações ainda continuarão até outubro, e se você quiser saber se vai ter alguma festa na sua cidade, basta olhar aqui. Se ainda não tem nenhuma festa marcada onde você mora, sinta-se à vontade para criar uma.  🙂  E se você tiver a fim de me ajudar a organizar uma aqui em São Paulo, é só me avisar! Basta achar um bar legal e algumas pessoas nerds que gostam de KDE!  😀

Autor: Aracele Torres

Historiadora. Pesquisadora de temas relacionados à software livre e tecnologias digitais. Colaboradora da comunidade de software livre KDE.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.