Resultado da pesquisa sobre uso de Qt no Brasil

Como muitos de vocês devem saber, durante o mês passado eu realizei uma pesquisa sobre o uso de Qt aqui no Brasil. A intenção era fazer um mapeamento sobre os usuários e contribuidores e tentar descobrir se existe público interessado em participar de um evento sobre o tema aqui no país. Após terminada a pesquisa, gostaria de agradecer a todos que participaram e ajudaram a construir esse mapeamento. Ao todo tivemos 230 respostas. Para as principais perguntas vou postar aqui o gráfico representativo de cada uma delas.

A primeira pergunta sobre o uso que as pessoas fazem do Qt, a maioria respondeu que conhecia o toolkit, apenas 12,2% dos entrevistados nunca ouviram falar dele. Mais da metade também respondeu que usa ele por iniciativa própria ou como parte do trabalho.

screenshot_20161112_111245

Sobre a área de atuação, a maioria trabalha com desenvolvimento, cerca de 64,3%.

screenshot_20161112_112305

GNU/Linux foi a plataforma mais indicada pelos que atuam em desenvolvimento, 64,3% a usam. Em segundo está Windows com 40,9%.

screenshot_20161112_112508

A maioria das pessoas que responderam a pesquisa afirmaram trabalhar em empresas de computação ou de outras áreas, sendo funcionários ou mesmo proprietários.

screenshot_20161112_113036

Por último, as respostas sobre o tempo de uso do Qt.

screenshot_20161112_113448

Outras respostas foram bem previsíveis, como o gênero da maioria das pessoas que participaram da pesquisa e se elas tem ou não interesse em participar de um evento sobre Qt no Brasil.  91,3% das  pessoas que responderam se declararam como sendo do gênero masculino. 86,1% afirmaram ter interesse em participar de um evento sobre o tema.

Bom, pra uma primeira sondagem, acho que o número de respostas conseguidas foi razoável e também satisfatórias. Acredito que se conseguirmos organizar um evento sobre o tema, podemos atingir mais pessoas interessadas em Qt que não foram atingidas por esse questionário. O próximo passo agora será fazer um projeto para prospectar possíveis empresas interessadas em patrocinar o evento. Portanto, se você que está lendo isso conhecer alguma empresa que poderia ter interesse em patrocinar esse tipo de evento, por favor, entre em contato conosco para que possamos viabilizar a organização do evento.

2 opiniões sobre “Resultado da pesquisa sobre uso de Qt no Brasil

    • Oi Welson, muito obrigada.
      Infelizmente eu não encontrei um jeito de melhorar essas imagens, na verdade elas são prints tirados da página do formulário, não encontrei opção de baixá-las como arquivos de imagem e tive que recorrer a isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s