Os drones e um novo tipo de guerra

As guerras do século XX inauguraram novas formas de combate com o uso de armas nucleares, aviões para ataques aéreos, submarinos, computadores para cálculos balísticos etc. As tecnologias inventadas neste século potencializaram o poder bélico e o resultado disso foi que este foi o século mais assassino da história, com estimativas de 187 milhões de mortos. O casamento entre ciência e tecnologia produziu esses efeitos assustadores. Pela primeira vez substituíam-se os combates corpo a corpo, travados entre militares apenas, pelos ataques a civis através do uso de armas de destruição em massa. O século XXI vem seguindo essa tendência, o uso de drones, que são veículos aéreos não tripulados com ou sem poder de fogo, é a nova “moda” da indústria bélica. Esse tipo de arma pode fazer estragos em qualquer região inimiga sem causar estragos no exército do país que está atacando. É uma intervenção militar “perfeita”, porque não há baixas de soldados. Como se diz no linguajar deles, é um ataque de “precisão cirúrgica”. Bom, nem tão preciso assim, se considerarmos a série de “erros” que (quem pilota) esses robôs de combate já cometeram: aqui e aqui estão dois recentes.

Não por acaso quem mais usa drone para fins militares hoje são os Estados Unidos. E não por acaso também, quem mais sofre com esse uso são os países do Oriente Médio, como Paquistão, Iêmen, Afeganistão e Iraque. Logo abaixo temos um infográfico publicado hoje pelo Estadão sobre o uso global de drones. Nele é possível perceber que ainda predomina na maior parte do mundo o uso de drones sem poder de fogo. EUA, China, Grã-Bretanha, Itália e Israel, no entanto, se destacam pelo uso desses veículos aéreos com artilharia.

arte_drones_web

Clique na imagem para aumentá-la.

 

Os drones, no entanto, não são exclusivamente armas de guerra, há muitas outras funções exercidas por essas máquinas atualmente. Assim como os aviões, inventados no começo do século XX, que foram apropriados pela guerra e acabaram se tornando também armas bélicas, os veículos aéreos sem piloto são uma estranha mistura dos inofensivos aeromodelos com as bombas voadoras inventadas pelos alemães na Segunda Guerra. Quem se interessar por conhecer melhor a variedade de drones e sua variedade de usos, pode dar uma olhada nesse ótimo documentário que a Vice fez sobre esses robôs aéreos:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s