Take Action: Google faz campanha por liberdade na internet

A Google acaba de lançar a campanha Take Action para defender a liberdade na internet. A campanha objetiva fazer pressão para impedir que os governos que se reunirão em dezembro durante a World Conference on International Telecommunications (WCIT)  imponham restrições e censura à internet. A reunião, que é organizada pelas Nações Unidas, promete tratar do futuro da internet e aprovar propostas secretas para o seu gerenciamento, que ferem o nosso direito à liberdade nesse espaço.

No site da campanha a Google afirma: “Apóie a Internet livre e aberta. Um mundo livre e aberto depende de uma Internet livre e aberta. Os governos por si sós não podem determinar o futuro da Internet. Os bilhões de pessoas em todo o mundo que usam a Internet, bem como os especialistas que a desenvolvem e a mantêm, devem ser incluídos.”

Também há um vídeo promocional no qual pessoas do mundo inteiro dizem em suas línguas nativas: “Uma web livre e aberta depende de mim”.

A campanha convida os internautas do mundo inteiro para defenderem seus direitos e  registrar no site sua opinião.
Não há dúvida de que a Google enquanto uma grande empresa de tecnologia está preocupada em defender seus interesses, mas campanhas como essas são sempre úteis e importantes para impedir o avanço da censura na internet, e devemos saber aproveitá-las ao nosso favor. Coisas como o Transparency Report e o apoio da Google ao protesto contra SOPA/PIPA ajudam nessa árdua batalha por uma internet livre e aberta. Toda ajuda aqui será importante! Até porque tentativas de controlar a internet são, e sempre serão, recorrentes, essa é uma guerra que talvez nunca cessará.
Aqui está um vídeo que esclarece melhor essa situação de ameaça. Esse vídeo foi produzido pela Fight for the future, que também trabalha em projetos de defesa da liberdade na internet:
Países como China, Irã e Rússia estão interessadíssimos em impor ainda mais censura ao conteúdo da web em seus territórios, é importante que nós nos mobilizemos para impedir que essa situação se agrave. Na verdade, é necessário uma mobilização para que a censura que já exista seja contornada e para que os governos não consigam estabelecer um controle sobre o ambiente aberto da internet. Seja através de apoio a campanhas como essa da Google, seja criando novas campanhas ou formas de resistência, precisamos nos opor!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s