A importância de celebrar o Ada Lovelace Day

Hoje é comemorado o dia de Ada Lovelace Byron. E quem é essa figura? E qual será a importância de celebrarmos um dia como esse? Augusta Ada Byron, mais conhecida como Condessa de Lovelace, filha do poeta Lord Byron e nascida na Inglaterra do século XIX, teve seu nome lembrado ao longo de tanto tempo por ter conseguido criar o primeiro programa de computador do mundo. Ada foi uma matemática autodidata que desenvolveu algoritmos para a máquina  analítica de Babbage, que é considerada, por sua vez, o primeiro computador da história.

Ada Byron

Antes de tudo e em primeiro lugar, devemos celebrar a resistência. A resistência de uma mulher do século XIX a uma cultura esmagadoramente masculina e masculinizada. Se hoje ainda tem muita gente que pensa que lugar de mulher não é na ciência, imagina isso no século XIX. Ada deve figurar então na história não só como a primeira programadora do mundo, mas também como mais uma das inúmeras mulheres que buscaram ocupar os espaços historicamente atribuídos apenas ao gênero masculino.

Esse é, portanto, mais um dia para celebrarmos o envolvimento e o reconhecimento cada vez mais crescentes das mulheres na ciência e na tecnologia. A importância de Ada para a história não está somente no fato dela ter contribuído para o campo da técnica, mas também em ter contribuído para desmistificar a ideia de que  mulher não gosta/não entende de ciências exatas e cia. Celebrar o Ada Lovelace Day é celebrar também a liberdade das mulheres, a conquista de nossos direitos e nossos espaços.

Viva Ada! E viva todas as nerds do mundo!

14 opiniões sobre “A importância de celebrar o Ada Lovelace Day

  1. Muito bom, vai me ajudar muito no trabalho que tenho que fazer sobre o primeiro programador de computadores do mundo.

    Obrigado! E parabéns as mulheres pela conquista.

  2. Pingback: Quem foi Lovelace « KDE Lovelace

  3. Pingback: KDE Lovelace « Cibermundi

  4. Parabéns às mulheres pelas conquistas. Pela história, as mulheres foram pioneiras em escrever software, como foi o caso de Mrs. Ada. Citando também a criadora da linguagem FLOW-MATIC, inventada por Grace Murray Hopper, almirante da marinha americana, e que influenciou profundamente o surgimento do COBOL, baseado em seu compilador. Aliás, ela construiu o primeiro compilador do mundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s