Software Freedom Day 2009 Teresina

Pessoal, desculpa a demora pra escrever sobre as impressões do Software Freedom Day 2009 Teresina, eu estava atarefada (ainda estou pra falar a verdade) e também um pouco sem paciência pra escrever. Mas, superada a impaciência vamos lá! 

O evento aconteceu no último sábado pela manhã no auditório do IF-PI. Pra um sábado de manhã até que teve uma participação considerável de pessoas. Como divulgado na programação, primeiro tivemos a palestra do Sandro Andrade, que faz parte de uma equipe baiana que ajuda no desenvolvimento do KDE.

Sandro Andrade (KDE e UFBA)

O Sandro começou sua palestra falando sobre o projeto KDE, apontando algumas estatísticas sobre o número de pessoas ao redor do mundo envolvidas com o projeto. Depois falou sobre o Qt e suas ferramentas e sobre os motivos que levaram o KDE a adotá-lo. Em seguida fez uma sessão de “Porque e como contribuir com projetos de software livre”, explicando aos participantes como eles poderiam ajudar também no desenvolvimento de um projeto de software livre. Por último, o Sandro explicou como funciona o Google Summer of Code: quem pode participar, como e o que fazer para. Ele informou que o Brasil é o 5 país em número de participações no Summer of Code e que as instituições que mais participam são: UNICAMP, USP, UFRGS, UFBA, UFPE e ITA.

Terminada a palestra do Sandro, começa a do Paulo Meirelles, que faz parte do Centro de Competência em Software Livre da USP (CCSL-USP). O Paulo apresentou pra gente o projeto do CCSL , disse que a USP está construindo um prédio de 3 andares especialmente para esse Centro de Competência. Ele enumerou também algumas razões para se envolver com Software Livre, destacando a importância da formação das comunidades para o desenvolvimento de projetos. Fez questão de ressaltar que sem a comunidade os maiores benefícios do Software Livre não serão obtidos. E por último, apresentou os projetos que o CCSL desenvolve: AAAp (ensino de programação), AcMus (acústica), Borboleta (saúde pública), Archimedes (CAD), EGene (bioinformática), Groupware Workbench, InteGrade (grades), scriptLattes, Segmentação de Vazos, Tango.

Bem, as impressões que ficaram das palestras foram muito boas. As falas do Sandro e do Paulo deram um certo gás no pessoal daqui, que não tá muito acostumado com essa discussão sobre projetos de software livre. O contato com pessoas que estão desenvolvendo projetos na área foi bem incentivador para nós. Acho que esse evento abriu muitas perspectivas, no sentindo de que viu-se a partir da fala dos meninos que é possivel sim trabalhar com software livre, ganhar dinheiro prestando serviços na área, desenvolver pesquisas, enfim, viu-se que o software livre é rico em possibilidades.

Depois do evento tivemos novas incrições na lista do PSL-PI, começamos também uma discussão sobre a possibilidade de montarmos um grupo de desenvolvedores do KDE aqui no Piauí. Ao que tudo indica iremos colher bons frutos desse evento.

Por fim, gostaria de agradecer a todos que participaram do evento, aos palestrantes e aos patrocinadores; e dizer que esperamos todos novamente no Software Freedom Day do próximo ano.

Be free!

2 opiniões sobre “Software Freedom Day 2009 Teresina

  1. Pingback: Traduzindo o KDE « KDE Lovelace

  2. Pingback: Log do FLISOL 2010 Teresina « Live Blue

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s