Partido Pirata alemão conquista deputado

Atualizando…

Fiz uma confusão. Na verdade, o PP alemão não conseguiu ganhar nos votos este deputado. Tauss, que já era deputado pelo Partido Social-Democrata alemão, abandonou o partido para aderir a causa Pirata. No entanto, ele pode não durar muito neste posto, suspeita-se que ele esteja envolvido com pedofilia.

E a Europa está mesmo indo de vento em popa em defesa da neutralidade na rede e da partilha de arquivos. Depois do Partido Pirata sueco ter eleito um eurodeputado, agora foi a vez do Partido Pirata alemão chegar ao poder defendendo a bandeira pirata.

Segundo noticiou hoje o nosso companheiro de além-mar, Miguel Caetano, em seu blog Remixtures, o PiratenPartei acaba de conseguir um representante para o parlamento alemão. O deputado é Jörg Tauss, um ex-social-democrata que abandonou o SPD em favor da causa pirata. Como comenta Caetano, Tauss é um dos poucos políticos alemães com um conhecimento profundo das tecnologias de informação, sendo também um defensor dos princípios da neutralidade da rede e da garantia das liberdades na Internet.

Acontecimentos como esse só engrossam o caldo do nosso movimento pirata. Agora, meus caros, é preciso tomá-lo como exemplo, a despeito das diferenças de concepções de política e de partido existentes entre nós e os europeus, e partir também rumo a uma tomada de poder, que não significa, necessariamente, que esta deva se dar sob uma sigla partidária.

Apesar de partilharmos dos mesmos ideais piratas, nós e os europeus não partilhamos da mesma concepção de partido político. A nossa concepção, já tão desgastada pela desonestidade e corrupção, não me parece muito dar conta dos anseios dos piratas. O partido político, da forma como o entendemos aqui, não me parece de forma alguma uma boa via de ação. De qualquer modo, encaremos a projeção destes dois partidos como um estímulo a reação às inúmeras tentativas, ocorridas aqui no Brasil, de cerceamento da nossa liberdade. Temos muito o que comemorar com isso, as ideias de liberdade e partilha na rede nunca estiveram tão em pauta.

E viva, mais uma vez, os piratas!

Anúncios

5 comentários sobre “Partido Pirata alemão conquista deputado

  1. Penso que a institucionalização termina sempre, pelo menos aqui no Brasil, desvirtuando as pretenções do movimento, da causa, como queiram…… Pode ser que o PP da Alemanha dê certo (ainda é muito cedo pra dizer no que todo esse movimento vai dar), mas dando certo lá, não temos nenhuma garantia que possa dar certo aqui.

  2. Na verdade o Partido Pirata Alemão não elegeu um deputado, mas aceitou a filiação de um deputado dissidente do SPD devido à aprovação por esse partido de uma lei vigilantista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s