A ingenuidade dos anti-piratas

A APCM [Associação Antipirataria Cinema e Música] declarou hoje à imprensa que o fechamento da maior comunidade de downloads de música do orkut, a Discografias, é uma coisa positiva:

“A comunidade, assim como outras fontes de infrações aos direitos de artistas e produtores, foi e continua sendo observada pelo Departamento de Internet da Associação, que considera um avanço positivo a sua exclusão da rede mundial de computadores”

Positivo? Pra quem?
Para meia dúzia de empresários em detrimento de um milhão de internautas?
Achar que o fechamento de páginas como essa acarreta alguma vantagem para a grande maioria da sociedade é no mínimo hipocrisia. Todo mundo está cansado de saber que o fechamento de páginas como a do Som Barato e a da Discografias em nada afeta o mercado fonográfico e cinematográfico. O mercado não vai passar a ganhar nem mais e nem menos com esse fechamento. Duvido muito que suas cifras aumentarão. Mas é conveniente e confortável para eles pensarem assim. Mais confortável do que conveniente, acho.

O que me impressiona neste tipo de comentário é a ingenuidade desses anti-piratas em acharem que ações como essas irão coibir a cultura dos downloads e uploads. Como havia dito em post anterior, o sentido que a inteligência coletiva deu à grande rede é irreversível. Atribuiu-se a ela um significado libertário, enquanto espaço e enquanto arma. Ações como a de fechar esta comunidade e como a de fechar o Som Barato, apenas tornam evidente a incompatibilidade entre as leis de direito autoral atuais e as práticas sociais visivelmente incorporadas ao nosso cotidiano. Além, é claro, de tornar mais evidente ainda a exploração econômica sofrida por nós e pelos próprios artistas.

Enquanto esses anti-piratas se enganam, seguimos armados de outras tantas Discografias e de outros tantos Sons Baratos para fazer valer o direito de acesso a cultura.

Esta é só mais uma batalha entre tantas outras que se seguirão dentro da grande guerrilha eletrônica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s