Stallman em Madrid: críticas à Microsoft, Apple e Linus Torvalds

Durante uma conferência em Madrid, Richard Stallman, o criador do GNU e grande referência dentro do movimento software livre, fez duras críticas à Microsoft, à Apple e a Linus Torvalds.


Bem à vontade, descalço, Stallman, disse que Apple e Microsoft são representantes de uma indústria que deseja impor a ditadura dos softwares proprietários e que ambas são inimigas da liberdade. Elas fabricam programas que possuem funcões ocultas malévolas, como espiar o usuário e restrições quanto ao uso. A única defesa para isso seria, então, o uso do software livre.

As críticas a Linus Torvalds foram bem mais duras. Segundo Stallman, Linus e os que o seguem não estão preocupados com os valores do software livre, preocupam-se apenas com um código, o da programação. “Não é justo que um trabalho que temos feito há 25 anos seja atribuido a um que está contra os valores do software livre”, diz ele.

As críticas seguiram-se também aos governos que não restringem-se ao uso, sobretudo nas escolas, de softwares livres. Segundo ele, esses governos não cumprem com sua obrigação de promover o bem estar dos governados se não usam somente SL. As empresas de software proprietário dão cópias gratuitas eternizando assim a dependência tal qual ocorre com o uso de drogas* “la primera dosis es gratis, pero cuando eres adicto, toca pagar”, complementa.

Nem os fabricantes de celulares ficaram livres das criticas do velho Stallman. “Todos contienen software privativo, no se deben usar”, critica ele. “Sería más útil y cómodo para mí tener móvil, pero hay cosas más importantes que la comodidad”. Além disso, eles são elementos de vigilância.

*Não poderia haver metáfora melhor… rs rs rs
Microsoft, uma droga!

Mais detalhes: Público.es

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s