Sobre o Mandriva

Pessoal, já uso software livre há um ano e não posso deixar de falar da experiência boa que tive, e continuo tendo, com o Mandriva.

Depois de passar pelo Ubuntu, Kubuntu, Suse, Kurumin, Satux (éca!) e Dream Linux cheguei ao Mandriva One 2008 e até agora não me apresentaram nenhuma distro tão boa quanto essa. Costumo até brincar com meus amigos dizendo que o Mandriva é a distro suprema, é claro que isso é exagero meu, cada um tem seu gosto e escolhe a distro que melhor suprir suas necessidades, sejam elas estéticas ou mais práticas mesmo, funcionais. Afinal, essa é uma das grandes qualidades do Linux, liberdade de escolha.

Mas das distros que já experimentei considero Mandriva a melhor, sobretudo no que diz respeito ao suporte a software. Quando coloquei wireless aqui em casa, sofri bastante testando distros que suportassem a minha placa. Ainda bem que me apareceu o Mandriva que de imediato identificou a placa, desde então não uso outra distro.

Há pouco menos de um mês baixei e instalei a versão final 2009. Adorei essa nova versão, tava até meia cabreira porque tinha testado a release candidate com o kde 4.0, mas tinha detestado porque travava muito, aí criei uma certa antipatia pelo kde 4.0, no entanto essa versão final do Mandriva saiu agora com o 4.1, a primeira impressão foi muito boa. Não sei o que os caras fizeram, mas tá muito mais leve. Adorei mesmo. Até agora sem reclamações.


Tem um amigo meu que até reclama do Mandriva porque diz que gosta é de usar o terminal, que distro boa é Ubuntu com Gnome. Eu particularmente não gostava muito de usar linha de comando no kubuntu não, sempre achei chato. O Mandriva é mais usual pra mim, não preciso recorrer tanto ao terminal.

È isso!

14 opiniões sobre “Sobre o Mandriva

  1. Eu usava OpenSuse, mas depois que que passei a usar mandriva não me desgrudei mais dele. O Kde 4.1 dele realemente está muito limpo. Só tem uma coisa que me desagrada no Mandriva que é a quantidade de pacotes que é de grande variedade. Você também pensa assim?

  2. Oi colega de Linux. Excelente distro essa, comecei minha carreira com Linux com o finado Mandrake versão 7.0, nem tinha na época versão em português brasileiro, era o de portugal mesmo. Na época era o mais amigável e depois disso usei essa distro por um bom tempo (7.1,8,8.1,8.2,9). Hoje não o uso (não por “não gostar”) mas vou dar uma olhada nessa nova versão.Sucesso na sua carreira no pinguim, começou bem, te garanto. []´s

  3. Realmente o Mandriva é uma Distro suprema. Mas o rei do Olimpo é o Slackware, ultimamente só estou usando o mandriva, único sistema instalado. e não me arrependo, realmente o 2009 ta incrivelmente belo e funcional o MCC é completo. Mandriva me encanta des do Mandrake!Estou tão encantado com o mandriva quanto vc!!!hehehehehe

  4. Rodrigo, tenho ele instalado no meu desktop 512 de ram com Intel Celerom e no meu laptop 2G de ram com Core 2 duo.

  5. Eu esparava uma análise mais densa pois, tenho flertado com o Mandriva até em suas edições comerciais.

  6. Olá! Parabéns pelo post. Testei o Mandriva 2009 na versão KDE e GNOME. Sou usuário do Ubuntu desde a sua primeira versão visto que desde a compra da Conectiva não me adaptei ao Mandriva. Sempre acompanho de perto sobre as novidades dessa distro e confesso que fiquei muito impressionado com a qualidade da versão 2009. Apesar de todas essas funcionalidades e novidades, além da beleza do KDE 4, ainda sim não abandono o Ubuntu devido a base (Debian) me atender bastante. Vida longa ao software livre, vida longa ao Linux!

  7. Olá! Parabéns pelo post.Estou há tempos buscando uma distro que seja muito fácil de usar e configurar para poder instalar nos computadores das minhas primas.o Ubuntu não seria uma boa escolha pra mim porque as máquinas não são assim tão novas e têm pouca RAM.Gostaria de saber em que hardware você testou o Mandriva 2009.Grande abraço.

  8. Os caras fizeram milagre com esse kde4.1 =), Tá levinho que sóSó não gosto muito do gerenciador de pacotes do mandriva, mas o resto té q é legal =)

  9. Oi Aracele!Ótimo post. Não uso o Mandriva, mas fiquei um pouco tentado. Estou usando o Fedora no momento, ele é bonzinho.🙂

Deixe uma resposta

