“Sou um velho comunista tentando preservar o copyright na era digital”

Lessig defende leis de copyright compatíveis com criatividade digital

O professor Lawrence Lessig abriu o Digital Age 2008, que acontece nos dias 1 e 2 de outubro, em São Paulo, defendendo uma reformulação nas leis de direitos autorais para que elas se adaptem ao modelo criativo da era digital. Lessig apresentou alguns exemplos de conteúdos amadores que fazem sucesso na web, mas que são criados a partir de outros conteúdos protegidos por propriedade intelectual – como músicas de terceiros – e, portanto, considerados ilegais.

“Qualquer um que olha pras crianças na internet sabe que não há meio para impedir este tipo de criatividade”, ressaltou o professor. Ele defendeu que se as leis fossem reformuladas, não teríamos uma geração de “criminosos” que simplesmente usam a tecnologia da forma natural para eles.

O vídeo “Yes we can”, usado pela campanha de Barack Obama, e uma montagem com George Bush e Tony Blair interpretando “Endeless Love” foram exemplos de como funciona a criatividade na era digital demonstrados por Lessig.“Ninguém no congresso dos EUA pensou sobre esse tipo de criação. Temos que atualizar o copyright pra fazer sentido na internet”, disse o professor. “É preciso distinguir copiar de mixar e distinguir profissionais de amadores. Desregulamentar parte da criação digital”, ele acrescentou.

O professor defendeu ainda que ao se recusar a entender a dinâmica da criatividade digital, os responsáveis pelas leis incentivam a “revolução”. “O sistema atual nunca funcionaria para a era digital, pois força as pessoas a parar de criar ou a uma revolução”, disse ele.

O professor defende um meio termo, uma lei que garanta direitos diferentes para os distintos perfis de criadores de conteúdo na era digital, como a licença Creative Commons . “É importante ter um sistema que permita a distribuição com lucro do trabalho criativo profissional”, disse ele. “Sou um velho comunista tentando preservar o copyright na era digital”.

Extraída do IDG NOW!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s