A Cibercortina de Ferro

Nesta última segunda-feira o pesquisador de segurança Jart Armin, funcionário da rede Russian Business Network (RBN), informou que sites comerciais e sites do governo da Geórgia estão sendo atacados por crackers. Algumas páginas tiveram o acesso bloqueado e outras foram “sequestradas”.

Sites como os do Ministro da Defesa, do Ministro de Relações Exteriores e do presidente do país, Mikhail Saakashvili, tiveram seu tráfego direcionado para servidores localizados na Rússia e Turquia.

Esses ciberataques fizeram com que o governo da Estônia enviasse dois especialistas em segurança à Geórgia. O objetivo deles será manter a rede do país aliado em funcionamento diante destes ataques russos.

Também faz parte desta ciberaliança o governo da Polônia, que abrirá um espaço no site de seu presidente para que a Geórgia possa enviar atualizações sobre o conflito com a Rússia.

Não é a primeira vez que esses países formam uma aliança. Entre o final da Segunda Guerra Mundial e o final da Guerra Fria, Estônia, Geórgia e Polônia fizeram parte da chamada Cortina de Ferro. No entanto, há pelo menos duas diferenças básicas entre essa aliança ocorrida em 1946 e a aliança atual: na primeira aliança esses países não estavam lutando contra a Rússia, mas do seu lado e os conflitos não aconteciam ainda no ciberespaço. Já neste segundo momento, vemos os antigos aliados da Cortina de Ferro, formando o que gostaria de chamar de Cibercortina de Ferro, com a missão de combater os ciberataques de hackers pró-Rússia, que nos últimos anos são apontados como principais responsáveis por ataques a Estônia, a Lituânia e a Geórgia.

Mais informações: IDG NOW!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s