Suiça afirma: download de música e filmes não é ilegal!

Lembram do julgamento do The Pirate Bay e de toda polêmica em torno dos downloads de arquivos e do seu suposto caráter prejudicial à indústria cultural? Pois é, essa realidade promete mudar, ainda que sutilmente e aos poucos. Um indício disso é que a Suiça reconheceu que fazer downloads de filmes e músicas não é ilegal. O governo suíço, através de um estudo sobre o impacto dos downloads na sociedade, chegou à conclusão de que a indústria não necessariamente sai perdendo com o compartilhamento de arquivos que a internet possibilita. Segundo o relatório produzido pelo governo, essa ideia de que a indústria cultural está falindo por causa dos downloads permanece sem fundamento e, por isso, não é necessário tomar nenhuma medida no sentido de punir os internautas.

O governo suiço ainda sugere que a indústria do entretenimento deve se adaptar às mudanças promovidas pelo uso das tecnologias digitais, caso contrário corre o risco de morrer. Ops! Eu já ouvi isso antes (várias vezes) em algum lugar!

“É o preço que vamos pagar pelo progresso. Os vencedores serão aqueles que conseguem usar a nova tecnologia para ter vantagens e os perdedores são os que estão perdendo a oportunidade e continuam a seguir modelos antigos de negócio”. Esse é o recado que a Suíça deixa para o resto do mundo. Espero que por aqui isso tenha alguma influência positiva e a turma do Azeredo e cia possa refletir de forma séria e responsável sobre as implicações de se criminalizar os internautas. A Suíça decidiu não dar mais murro em ponta de faca, e nós?

Vamos esperar as ressonâncias dessa decisão por aí! ;-)

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s