Inclusão digital nas escolas públicas brasileiras

A Folha Online publicou hoje uma reportagem que reforça a ideia de que inclusão digital não está relacionada somente com o provimento de infraestrutura, mas vai além disso.

Com o título “Despreparo faz computador e internet serem subutilizados nas escolas” a reportagem faz referência a uma pesquisa realizada em 400 escolas públicas de 13 capitais brasileiras. A pesquisa aponta que cerca de 98% das escolas possuem computador e 83% possuem Internet banda larga, no entanto, toda essa infraestrutura não é aproveitada para a potencialização do processo educacional sobretudo por falta de instrução dos professores:

“A formação inicial não prepara os professores para isso. Você precisaria combinar a disponibilidade dos recursos com a melhor formação para que a tecnologia fique a serviço da aprendizagem dos conteúdos escolares”, explica Ângela Danneman, diretora executiva da Fundação Victor Civita, responsável pela pesquisa.

A pesquisa ainda aponta que 74% dos professores entrevistados afirmaram que não possuem preparação adequada para utilizar o computador como ferramenta pedagógica.

Num contexto como esse, em que nem os professores estão aptos a usar as tecnologias digitais como ferramentas potencializadoras da aprendizagem, fica difícil pensar em inclusão digital nas escolas. Além do mais sabemos que a inclusão digital não esbarra apenas no despreparo, mas na falta de uma infraestrutura satisfatória. Embora a pesquisa aponte que 98% das escolas possuem computador, ela também aponta um número insuficiente de máquinas por escola: 15% das escolas têm mais de 30 máquinas, 28% entre 21 e 30, 29% entre 11 e 20 e 28% têm de um a dez.

Como podemos pensar num processo educacional de qualidade se temos uma média de 1000 alunos por escola e estes tem a sua disposição apenas 30 máquinas? A verdade é que ainda persistem, e parecem estar longe de serem superados, tanto os problemas com a infraestrutura quanto os problemas com o despreparo. A inclusão digital continua seguindo como utopia…

Fonte da imagem:
http://s3k7or.files.wordpress.com/2009/03/inclusao-digital.png?w=320&h=273

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4 thoughts on “Inclusão digital nas escolas públicas brasileiras

  1. Pingback: SL e Educaçao: Lado a Lado «

  2. Bom dia!
    me chamo Aldo Franco, tenho 26 anos, estou trabalhando como contratado temporário na ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Dr. ESTER MOUTA. Localizada na Cidade de Ponta de Pedras, Arquipélago do Marajó.
    conterrâneo, voltei a cidade para trabalhar e hoje estou em um lugar privilegiado que é a escola onde estudei quando ma criança e especificadamente não tive a oportunidade, na epoca de utilizar de um ambiente tão importante hoje para todos, que é um laboratório de informatica.
    Ao chegar a escola, a Diretora Sara, me direcionou ao laboratorio de informatica e ao chegar no local me encaminho para o laboratório de informatica, uma sala ampla climatizada e com computadores muito ultrapassados, …
    resumindo gostaria que você desce uma força para que nos pudéssemos melhorar nosso espaço com computadores novos para melhorar o ensino do alunos..

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