Sobre o ciberespaço e a Europeana

Quando penso nas implicações do ciberespaço para as nossas vidas, logo me vêm à cabeça três práticas que foram potencializadas pelo surgimento da Internet: a troca e o compartilhamento de informações das mais diversas possiveis, e o alargamento do acesso aos conhecimentos produzidos em todo mundo.
O uso do ciberespaço possibilita, de forma nunca antes vista, à todos que tenham acesso a ele, criar e recriar, bricolar e remixar os mais diferentes tipos de saberes.

A Internet configurou-se como uma das ferramentas contemporâneas principais na luta pela democratização do conhecimento, pelo acesso de todos ao saber, pela oportunidade de criar e recriar. Ela é, ao mesmo tempo, uma ferramenta usada nessa guerra pela socialização dos conhecimentos produzidos em todo o mundo e o campo de batalha, por excelência, onde ocorre tal guerra.

Fiz esse post no intuito de louvar a iniciativa da Sociedade da Informação da União Européia, que pôs no ar nessa última quinta (20) uma biblioteca on-line com um acervo de 2 milhões de livros e outros itens históricos. Não sei dizer o que me deixou mais feliz, se foi o fato do site ter entrado no ar ou se foi o fato de ter saído do ar pouco tempo depois . Explico. A demanda pelo acesso ao acervo foi tão grande, 10 milhoẽs de visitas por hora, que os servidores não conseguiram atender ao volume de visitas. E já na sexta-feira apareceu na página inicial uma mensagem que avisava aos visitantes que o site havia saido do ar por excesso de acessos.

Um bom sinal, pelo menos a meu ver.

Mais informações: G1

About these ads

2 thoughts on “Sobre o ciberespaço e a Europeana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s